Reservas na Palma das Mãos – Sites Mobile para Hotéis e Pousadas

Reservas na Palma das Mãos – Sites Mobile para Hotéis e Pousadas

Saiba como tirar vantagem e aumentar as reservas de seu hotel ou pousada com um site, que seja adaptável para celulares, tablets e dispositivos móveis.

Basta ir às ruas, restaurantes shoppings, e por que não dentro da nossa própria casa, para constatar que atualmente as pessoas passam a maior parte do tempo com o celular nas mãos. Quando querem programar sua viagem a coisa não é diferente.

Como já citado em outros artigos que escrevi, em 2016 há mais celulares do que pessoas no mundo. Computadores convencionais perderam o seu posto e cada vez mais pessoas se conectam à Internet através de celulares, os turistas estão o tempo todo com ele nas mãos.

Dispositivos móveis já são considerados o primeiro meio de acesso à Internet, e os proprietários de hotéis e pousadas que ainda não se adaptaram, terão que se adaptar a essa nova realidade com urgência, com certa urgência, caso contrário, estarão perdendo milhares de reservas e portanto, completamente fora do mercado.

Ter um site mobile não é mais uma escolha.

As novas gerações não largam o celular para nada, caso não consigam acessar seu site em seus celulares ou tablets, provavelmente não irão até um computador para fazê-lo, além do mais, seria completamente ilógico não aproveitar esta oportunidade.

Ter um site acessível para tablets e celulares é uma questão de obrigatoriedade.

Quais são as vantagens de ter um site para dispositivos móveis?

São várias as vantagens, como por exemplo:

  • Melhor posicionamento para buscas feitas através de dispositivos móveis, uma vez que o Google dá prioridade para sites que se adaptem aos celulares.
  • Aumento das chances de sua pousada ou hotel serem encontrados quando turistas procuram por sites através do Google Local Business;
  • Um turista tem no site mobile a informação exata e visualização rápida que um viajante móvel está esperando;
  • Atender as expectativas e necessidades do viajante;
  • Facilidade para achar informações sobre seu negócio, caso não encontrem, partem para o concorrente.

 

Mas como faço para ter um site adequado para quem busca por hotéis e pousadas em celulares ou tablets?

Existem três maneiras:

– Site Responsivo;
– Site Mobile;
– App Mobile.

Sites Responsivos: são sites que se adéquam a qualquer tamanho de tela, seja ela é a de um computador convencional, celular ou tablet. Não é necessário ter vários sites para cada dispositivo, e sim apenas um site que se molda a todos os dispositivos automaticamente.  Neste modelo os elementos do site são “elásticos e se encaixam um sobre os outros”, para que desta forma consigam se adaptar a qualquer formato.

Vantagens: Esta opção é que se sai melhor no quesito tempo de desenvolvimento e custos. O valor para o desenvolvimento de um site responsivo costuma ser mais baixo. Outra importante vantagem é a que atualizações realizadas em seu site automaticamente serão apresentadas para todos dispositivos.

Desvantagens: Nem todos os recursos nativos do celular podem ser utilizados.

Sites Mobile: São sites feitos especialmente para dispositivos móveis ou seja para serem lidos apenas em Smartphones e tablets e não em computadores convencionais. Geralmente ficam alocados em endereços web como por exemplom.suapousada.com.br ousuapousada.com.br/mobile.

Vantagens: Neste modelo, o site é feito exclusivamente para o ambiente mobile, isso quer dizer que pode-se usar recursos e experiências especiais para navegação.

Desvantagens: Custo mais alto por se tratar de um site a parte e independente do convencional, e as atualização serem feitas separadamente.

App Mobile: São softwares ou programas desenvolvidos exclusivamente para plataformas móveis. Para que o turista adquira este software ele deverá entrar na App Store de seu aparelho celular, como por exemplo: Google Play, Apple Store ou Windows Store, baixar e instalar este aplicativo.

Vantagens: Os Apps podem utilizar recursos nativos do aparelho como por exemplo GPS, Câmera fotográfica, mensagens, notificações e etc. São mais rápidos e uma vez que o Aplicativo foi baixado, não há necessidade de uma conexão com a Internet para exibir os detalhes do seu negócio.

Desvantagens: é de como convencer o usuário a baixar e instalar o aplicativo, além dos custos para desenvolver o App mobile, que são superiores em relação a sites responsivos e mobiles, e muitas vezes precisarão de equipes maiores para desenvolver em mais de uma plataforma.

Qual plataforma escolher?

Levando em consideração vantagens e desvantagens das três plataformas, acredito que osite responsivo seja o melhor custo benefício para quem busca agilidade baixo custo e efetividade. O importante, é conquistar o cliente nos diferentes canais e acima de tudo, que ele tenha uma boa experiência ao navegar através de seu site móvel, aumentando as chances de se tornar seu futuro hóspede.

Uma coisa é certa, todo mundo vai migrar para o mobile. E você, nesta temporada vai esperar a concorrência ou vai ficar com uma fatia do bolo?

Leave a reply

Required fields are marked (*)

TOP